Melhoramento Genético de Zebuínos

Artigo - André de Souza e Silva - Gerente de Corte Zebu

A pecuária de corte brasileira tem atingido recordes de produtividade todos os anos, devido ao empenho de diversos setores da cadeia produtiva da carne. As empresas, os pecuaristas e entidades que fomentam e investem em grande quantidade na gestão da pecuária, melhoria das condições sanitárias e nutricionais dos rebanhos, promovem o aumento da produção de forma sustentável. Nesse cenário, a melhoria genética dos rebanhos tem uma grande contribuição, o que aumenta a produtividade dos rebanhos nas mesmas dimensões de pastagens de anos anteriores.

Quando o assunto é melhoramento genético, devemos destacar o trabalho de diversas instituições de pesquisa que, promovem através de seus respectivos programas de melhoramento, ferramentas e informações de grande valia para os pecuaristas. Esses programas têm como foco a melhoria contínua do rebanho de matrizes do Brasil, o que aumenta a produtividade, uma vez que se busca, a cada ano, uma base mais eficiente e produtiva. De acordo com o Index Asbia 2022, o mercado das raças de corte vendeu 18 milhões de doses. Desse volume, mais de 60% foram das raças zebuínas. Ou seja, mais de 11 milhões de sêmen de touros das raças zebuínas. Ao analisar esses números com mais cuidado, é possível identificar que a raça Nelore e suas variedades são responsáveis por 95% das doses comercializadas das raças zebuínas. Essa expressividade é causada pelas diversas características da raça nelore que fazem o rebanho brasileiro ser tão produtivo.

É interessante salientar que, dentro do Nelore, existem programas de melhoramento. Alguns deles são outorgados pelo MAPA para emissão do Certificado Especial de Identificação e Produção (CEIP), que confere ao animal a garantia de que ele passou por um rigoroso processo de pesagens e avaliações, ficando entre os 20% mais produtivos da safra em questão. Além disso, há o Certificado de Superioridade Genética (CSG), emitido pela ABCZ e atesta que o animal está dentro dos 20% superiores de cada safra dentro do PMGZ.

A Semex Brasil, como uma empresa que acredita, incentiva e investe na melhoria dos rebanhos dos pecuaristas brasileiros, dispõe de uma bateria de reprodutores que se sobressaem nos seus programas de melhoramento genético.